segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FOGO NA ABA DA SERRA PREOCUPA MORADORES DO LOCAL

-->
 Por Márcio Rubens Gomes

Novembro, 26 de novembro de 2012, de repente uma jovem adolescente diz: “Pai está pegando Fogo no mato perto da SERRA”. Essa expressão está relacionada a Serra da Escama, símbolo de um dos Blocos do Carnápauxis, símbolo da resistência e controle da Amazônia, principalmente no sentido histórico em que ali na Serra encontramos as ruinas da chamada Defesa Gurjão, que visava controlar o ir e vir de navios no leito do Rio Amazonas, em sua parte geograficamente, mais estreita e mais profunda: O Desfiladeiro de Óbidos ou a também conhecida Garganta do Amazonas, aquela reconhecida como um dos símbolos naturais do Município de Óbidos.
Foto 01 - Fogo na Aba da Serra da Escama

O caso é que a Serra da Escama é um dos cartões postais não aproveitados do município, é uma parte da História local relegada ao abandono pelo Poder Público que nem de longe tem buscado criar políticas públicas de preservação e/ou valorização de nossa história e memória.
Assim o Patrimônio Cultural obidense fica a mercê de todas as formas de destruição natural ou por parte de pessoas que desconhecem o Valor Histórico do local ou desprezam esse saber e muitas vezes praticam atos de violência contra o povo local. Pois destruir a História de um povo é arrancar as raizes de uma sociedade como um todo.
É neste sentido que nos cahama atenção este dia e este fato, pois se não temos políticas públicas de preservação do Patrimônio Cultural, é sabido pelo povo em geral que não temos Corpo de Bombeiros local e que de repente, considerando o fato de hoje, diante do clima exageradamente quente, com o vento soprando com bastante força, foi e é uma situação mais do que propícia para o caos geral em que a Serra da Escama pode ser Vítima, um incendio generalizado.
Nosso empenho em escrever este artigo não está pautado no sentido de criar o medo ou rogar as pragas para o Poder Público ou para nosso belíssimo Patrimônio. Mas sim, chamamos atenção da sociedade como um todo e das autoridades, para o fato de que precisamos estar previnidos para uma situação caótica como essa, incêndio na Serra da Escamo, que possa vir a a contecer.
Quais as equipes que estariam disponíveis para conter o incendio? Como teríamos água disponível para apagar as chamas naquela altura, já que outro dia vimos o esforço da população local para apagar incendio em imóvel próximo do centro e infelizmente o carro pipa chegou muito atrazado e com sistema motorizado de distribuição de Água muito problemático que favoreceu enormes perdas ao morador envolvido no sinistro.
Foto 02 - Perigo tão perto, Fogo não é brincadeira
Será que estaremos preparados para um fato dessa proporção ou teremos que ficar apenas olhando a enorme fogueira que se erguirá sobre nossa história sem que estejamos aptos a combater tal calamidade? Confesso que estamos bastante preocupados com essa possibilidade, e esperamos ações do poder público para coibir os desavisados de iniciarem fogos sem controle no local; bem como que um grupo de jovens treinados no serviço de Bombeiros, mas que foram desprezados pelo governo local, estejam atentos a essa possibilidade; que a sociedade seja cuidadosa e fiscalizadora e até mesmo São Pedro possa nos dar o frescor de suas águas para abrandar o calor pertubador, para que possamos manter nosso olhar cada vez mais cuidadoso ao nosso belo e valioso Patrimônio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.